segunda-feira, 12 de maio de 2008

Barba: ter ou não ter? Eis a questão...

Texto exclusivo para o BearBlogMagazine! Veja mais clicando na foto:


Ahhh esse nosso acessório tão amado e odiado... A barba é um dos assuntos mais "pensados" na nossa masculina cabeça desde a mais tenra idade, onde desejamos com cara de interrogação saber se a teremos ou não "no futuro"! E querendo ou não, até ela realmente "aparecer" no nosso rosto, seu "nascimento" transforma nossa vida num turbilhão, onde a partir daquele momento temos a certeza de que estamos saíndo da juventude (biológica) para a tal esperada fase adulta (biológica também, é claro)! É quando então começamos a aprender a conviver com (ou sem) "ela" para o resto de nossa existência, cultivando, cuidando, ou a eliminando da nossa cara e da nossa personalidade!

Personalidade sim que pode ser identificada pelo simples fato de ter ou não ter barba! Um estudo feito a tempos atrás para o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), no intuito de avaliar se a barba era capaz de gerar impacto ou não à primeira vista, acabou chegando a conclusão de que, nos dias de hoje, ela não só passou a ser rejeitada entre o público feminino, como também nas relações entre homens, principalmente em ambientes de trabalho! E entre "as qualidades" que o uso ou não dela poderia sugerir, chegou-se a incrível conclusão de que, em relação a barba, o homem pode ser:

(com barba e bigode)
Pessoas "mais velhas", mais responsáveis, mais cultas, e em contrapartida mais avessas a sociedade e em determinados pontos (ou pelo grau de capricho na barba) até mesmo mais rebeldes! Relaxadas e inconformista, os barbudos não entraram no quesito "falta de higiene" mas perderia sua vaga de emprego fácil fácil para um "bem barbeado"!

Dicas para quem quer ter barba: http://homensmodernos.wordpress.com/2007/10/16/ja-que-barba-esta-in-que-tal-cuidar-dela/

(cavanhaque ou só bigode)
Pessoas consideradas mais jovens, ou de idéias joviais, ligadas a moda, antenadas e ao mesmo tempo inseguras. Demonstram sensibilidade porém "se escondem" num estereótipo criados por elas mesmas! Foi apontado como homens "perigosos" por se tratarem de pessoas que escondem o que realmente são!

Dicas para quem quer manter a barba:

(lisinho sem nada)
Homens "adequados" a viverem na sociedade, pronto as regras, que se encaixam nos padrões, viris, autênticos, blá blá blá... Também são os favoritos do sexo oposto, colocando abaixo a tese de que mulheres procuravam a "figura masculina" nos pelos do rosto... De acordo com a pesquisa, até mesmo os homens "não curtiam outros com barba"!!!!

Dicas para quem não quer barba: http://msn.minhavida.com.br/MostraMateria20.vxlpub?codMateria=655

Opa! Aí eu pergunto: cadê os rapazes da comunidade Bear, os "Ursos" tão facilmente detectados por sua famosa combinação "fofura, simpatia e pêlos"???? Não ficou algo faltando nesse tempero? Até onde eu entendo, esse é literalmente o fetiche máximo da galera, onde pelo visto, foi totalmente desprezada pelos autores da pesquisa da USP! Será que isso ocorreu por mero acaso, ou porque o número de "Bears" (assumidos) não é lá tão grande assim?... Quem levanta essa bandeira?

Site legal do "Clube dos Barbados":
http://www.bearduarybelfast.com/


Mas, voltando ao que interessa, ter ou não ter barba não chega ser o mérito principal da macharada! O que conta mesmo é o modelo, espessura, desenhos! Se no passado remoto barba era sinal de desleixo, poucos séculos após se tornou símbolo de nobreza e prestígio entre os poderosos! Entre os anos 60 e 70, com a revolução hippie, transformou-se em ideal de liberdade e quebra de regras! Mullets, barbichas e bigodes desgrenhados viraram referência e gente diferente como Jimi Hendrix e Fidel Castro, ostentaram as suas, as suas maneiras! Sem falar no Che Guevara!!!! Aí chegou a década da atitude, os anos 80, e nossa barba literalmente desapareceu devido ao movimento de androginia que reinava na época que só não a extinguiu por completo porque o cantor George Michael transformou em moda a "barba por fazer"! Fez tanto sucesso o visual que chegou a se fabricar na época barbeadores que deixava os homens com o rosto de" 2 dias" sem barbear, acredita? Nos 90's o grunge proporcionou a barbicha única e comprida no melhor estilo "Visconde de Sabugosa"... E hoje em dia, qual é a que está no topo da moda?
Barbas fashion: http://estilo.uol.com.br/moda/album/barbabigode_album.jhtm

Bom, até aparecer algum galã de novela das 8 ou um cantor de banda que bombe na mídia, o que vale mesmo hoje em dia é a sua vontade e o gosto particular! Eu por exemplo, costumo passar dias sem me barbear mas nunca ultrapasso a semana! Quando tenho tempo, arrisco um cavanhaque cafajeste para apimentar meu visual! E dificilmente fico de cara limpa, aproveitando o fato de trabalhar numa empresa onde o dono é árabe (que mantém sua bem cuidada barba grisalha) e não se incomoda com esse detalhe no rosto masculino. No mais, é um detalhe que compõe minha persona e se encaixa com meu ritmo de vida! Assim como gosto, cada um tem a sua e a usa como quer, independente de modismos e sugestões, seja do tipo Hitler ou Los Hermanos, Jonh Lennon ou Lula, Bin Laden ou Papai Noel. É tudo uma questão de bom senso e vontade!

Links legais:
Concurso para barba e bigodes mais diferente:
http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/04/21/concurso_premia_barba_e_bigodes_excentricos_1280738.html
http://coisasdodiaa.blogspot.com/2007/06/era-uma-vez-uma-lmina-de-barbear.html

E a sua? Como é?
(Conheça também o blog BearBlogMagazine, muito legal: http://bearblogmagazine.blogspot.com/ )

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom!
O estilo MIster Man é barba tamanho "cangote". (risos)
Aparada à maquina, sempre bem feitinha mas sem raspar totalmente. Todo liso é raro. Tem que ficar arranhando um pouco. Máquina 1, mais ou menos.
Ahhhh, eu faço o que passa demais do pescoço. Alinho em baixo. Não fica parecendo desleixo quando a gente dá esse pequeno trato.
Abração, meu velho.
Mister Man

Unknown disse...

Oi Marcus!

Prefiro os rostos lisos, sem pêlos, lisinhos. Aliás, não sei pra que pêlos, desnecessário.

=P